Em 1912, o Titanic deixou a Inglaterra a caminho de Nova York, mas nunca chegou. O iceberg que atingiu no Atlântico Norte, segundo a maioria das estimativas, era apenas de pequeno a médio porte. Mas a mensagem que o iceberg enviou foi clara: não importa o tamanho dos navios, ou quão grande é sua engenharia, eles não estavam imunes aos perigos que os icebergs apresentavam. A realidade é que todos os dias sua empresa é forçada a navegar em um campo de icebergs, qualquer um dos quais pode ameaçar “afundar seu navio” se não for detectado cedo o suficiente, dando a você tempo suficiente para evitar a colisão.

Um dos icebergs é o estoque em seu depósito.

Quando pergunto às pessoas quanto elas acham que custa manter estoque em seu depósito, as respostas que ouço variam muito. A resposta mais comum que ouço, porém, é: “Com os juros de hoje, não muito”. Como diz o ditado. Os juros que você paga em seu inventário representam apenas “a ponta do iceberg”. Na verdade, embora varie dependendo do seu setor, os juros que você paga em seu estoque podem representar menos de 5% do custo total de manter esse estoque!

O iceberg do estoque

Como um iceberg, a maior parte do seu custo de transporte está escondida sob a água. Esta é a parte do iceberg que pode afundar sua empresa se não for reconhecida em breve. Vamos explorar algumas das áreas que contribuem para o custo total do estoque e por que é importante lembrá-los ao considerar a quantidade de estoque que você pode transportar confortavelmente:

Custo do capital empregado

O primeiro, e de longe o maior fator no custo de manutenção de estoque é o custo do dinheiro. Sim, isso inclui os juros que você está pagando pelo seu dinheiro, mas é muito mais do que isso. A maior parte do custo do dinheiro vem do custo de oportunidade perdido. Se você atualmente tem $ 5.000.000 em estoque, provavelmente tem isso em uma linha de crédito. Se você pudesse reduzir seu estoque para $ 4.000.000, o que faria com os $ 1.000.000 de aumento do fluxo de caixa? Você deixaria ficar sem uso? Mais do que provavelmente, não. Você provavelmente o reinvestiria onde pudesse ajudar sua empresa. Novos caminhões, territórios expandidos, pessoas adicionais e tecnologia mais nova e mais eficiente tornam-se possíveis com esse fluxo de caixa aumentado.

Esse custo é normalmente visto como cerca de 15% do seu estoque médio.

Armazenagem

Se você possui ou aluga, você está pagando pelo espaço do depósito. Quanto mais estoque você tiver, mais espaço de depósito você precisará. Além disso, você pode ter um conjunto caro de racks, transportadores e equipamentos de movimentação. Se você não tivesse tanto estoque, o que faria com a necessidade de espaço menor? Você teria um armazém menor? Você poderia alugar o espaço extra? Você expandiria suas ofertas de produtos? Em caso afirmativo, verifique “Custo de oportunidade”.

O custo de armazenamento normalmente adiciona 4% ao seu custo de transporte.

Impostos

Como disse Ronald Reagan, “a visão do governo sobre a economia pode ser resumida em algumas frases curtas: se ela se mover, taxe-a. Se ela continuar se movendo, regule-a. E se parar de se mover, subsidiem-na.” Seu estoque está sempre em movimento… então o governo irá tributá-lo. Quanto mais estoque você tiver, mais impostos você pagará. A maioria das regras contábeis vê o estoque como um ativo. Sempre que você aumenta o estoque, ele aparece como um “lucro” e será tributado como tal.

Os impostos geralmente adicionam 2,5% ao seu custo anual de transporte.

Obsolescência

Não há como negar, tão rapidamente quanto as tendências vêm e vão, haverá momentos em que os produtos em seu inventário se tornarão obsoletos. Não importa o quão eficiente seja sua equipe de compras ou há quanto tempo eles estão em suas funções, eles não podem prever todas as mudanças no mercado. Se você tiver videocassetes em seu armazém hoje, é uma aposta segura que eles não irão a lugar nenhum.

As perdas típicas devido à obsolescência e deterioração são de 1%.

Perdas

Esta categoria não deve ser confundida com obsolescência. Inclui o estoque que entrou no depósito e deveria ter sido vendido, mas não pode e não será. Enquanto a obsolescência e a deterioração têm a ver com a compra e a demanda do mercado, o furto e os danos podem ser frequentemente atribuídos ao comportamento humano em seu armazém. Embora esse custo possa variar muito de um setor para outro, e muitas vezes pode ser controlado e reduzido, ele nunca pode ser realmente eliminado.

Quer uma empilhadeira atinja um palete, uma jarra seja derrubada durante o manuseio ou alguém fique excessivamente zeloso com um cortador de caixa, os produtos danificados em um armazém são um fato da vida e devem ser contabilizados. Quanto mais tempo algo ficar em seu depósito, maior o risco de ser danificado ou desaparecer.

O custo típico associado às perdas é de 1%.

Seguro

Sua companhia de seguros provavelmente está cobrando de você com base na quantidade média de estoque que você tem disponível em seu depósito. Embora esse custo não seja enorme, ainda está presente.

Os custos de seguro são tipicamente 0,5%.

Quando tudo é somado, o custo de transportar seu estoque pode facilmente ultrapassar 25%!

E aí você chega lá. O que começou como um pequeno problema, pagar juros de 1 a 2% em seu estoque, tornou-se um enorme passivo que pode ameaçar afundar sua empresa se não for gerenciado adequadamente. Afinal, não foi a ponta do iceberg que afundou o Titanic; era a seção muito maior que estava escondida sob a água.

Tradução livre de https://k3s.com/the-inventory-iceberg-how-much-is-inventory-costing-you/#:~:text=the%20interest%20you%20pay%20on,cost%20of%20carrying%20that%20inventory

Observação: Valores mencionados no texto se referem ao mercado norte-americano.

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