A fiscalização brasileira aplica mais de 193 mil autos de infrações de ICMS por ano no país, representando R$ 69 bilhões de reais em multas, segundo levantamento do IBPT. Deste valor, 80% correspondem a autos direcionados a grandes contribuintes. No entanto, isso pode soar contra intuitivo ao considerar que grandes empresas costumeiramente possuem níveis elevados de governança e gestão, não sonegando imposto.

Isso mostra os impactos que a acuracidade dos estoques possui sobre as áreas fiscal, tributária e jurídica. Mesmo pagando suas obrigações principais corretamente, grandes contribuintes podem sofrer autos milionários por diferenças entre o estoque fiscal declarado e o estoque real.

Você pode até ter identificado alguns pontos de alerta em sua própria empresa para buscar soluções que minimizem os riscos e garantam a tranquilidade. Mas quando, de fato, é preciso agir?

Buscar soluções para acuracidade de estoque fiscal pode ser interessante se:

  1. Neste momento você está realizando atendimentos à fiscalização referentes à movimentação de mercadorias.
  2. Você periodicamente – ou seja, ao menos uma vez a cada ano – precisa fazer atendimentos à fiscalização referentes à movimentação de mercadorias.
  3. Você não conhece com exatidão as informações sobre seu estoque que estão sendo transmitidas.
  4. Você busca recuperar créditos de ICMS-ST.

Se uma ou mais destas quatro situações estão ocorrendo em sua empresa, saiba que este é o momento certo para investir na correção dos lançamentos de estoque e garantir sua acuracidade.

Se em algum momento você identificou que sua empresa pode estar correndo risco de ser autuada, pode estar se perguntando: O que fazer se me enquadro em um dos momentos em que é necessário buscar soluções para acuracidade de estoques? Clique aqui e entre em contato com a Destock, vamos te ajudar.