Reduzir perdas e rupturas não é apenas uma “boa prática”, é atividade obrigatória

Temos falado há algum tempo sobre como reduzir perdas e rupturas não é uma atividade somente preventiva, mas sim uma atividade que gera rápido retorno financeiro, reduzindo custos ou aumentando a receita.

Alguns números assustadores apresentados por relatórios recentes confirmam essa afirmação. Segundo relatório da ABRAPPE de 2022, o índice de rupturas no Brasil é acima de 9% em alguns segmentos. O índice médio de perdas chega a 2,15%. Segundo relatório do primeiro trimestre de 2023 da Neogrid, alguns segmentos apresentam índices de ruptura de 39% no e-commerce.

Quando comparamos esses números com a média histórica de margens líquidas de segmentos como Supermercados, que é de 2%, é possível perceber que reduzir um ponto percentual em problemas como rupturas e perdas pode tem um enorme impacto na margem.

Marcos Manéa, gestor do Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em entrevista a Totvs afirmou que é possível estimar que cada quatro pontos percentuais de redução na ruptura de um item do estoque correspondem a um ponto a mais na venda deste item.

É possível notar que reduzir rupturas e perdas são oportunidades imediatas de aprimorar o resultado de uma varejista e criar vantagens competitivas. Estas atividades não são simplesmente “boas práticas”, elas são obrigatórias para garantir a sobrevivência da empresa varejista.

Como usar tecnologia para reduzir perdas e rupturas

Para reduzir perdas e rupturas é essencial ter acurácia nos estoques. Isso significa ter informações confiáveis do estoque em gestão para identificar distorções e tomar as decisões corretas antes que se gere perda ou ruptura. Porém, ter um sistema de gestão caro não é garantia de informações precisas e nem a solução para acurácia de estoques. Isso ocorre porque dados presentes no sistema de gestão são resultado de processos internos. É necessário acompanhamento próximo dos processos internos e revisão do sistema constantemente.

Por meio de uma plataforma online, a Destock oferece todas as informações necessárias para acurácia dos estoques. Usando como base de dados a movimentação fiscal, o sistema da Destock identifica erros sistêmicos que fazem com que os estoques no sistema de gestão não correspondam aos estoques reais e suas causas. Além disso, ele oferece todos os indicadores para prevenção de perdas. Clique aqui e conheça agora.