A acuracidade do estoque é um dos maiores desafios do varejo atualmente. De acordo com a Forrester, 56% dos varejistas dizem que isso é um problema para seus esforços omnicanal.

Muitas marcas do varejo estão tendo problemas porque a maioria dos sistemas de gerenciamento de estoque não evoluiu para o varejo moderno. Mas é imperativo gerenciá-lo adequadamente. A má gestão de estoque não afeta negativamente apenas a receita, mas também a experiência de seus clientes.

Mas o que é acuracidade de estoque?

A acuracidade do estoque mede a distorção entre o estoque físico e o sistêmico, e é parte integrante do gerenciamento de estoque.

Seus clientes esperam que os produtos que você comercializa estejam disponíveis. Se você não consegue conectar seus clientes ao que eles querem, quando eles querem, você corre o risco de perder sua fidelidade e ter recorrência nas vendas. Por outro lado, uma má gestão de estoque pode resultar em desperdício de recursos. Afinal, você não quer ter mais produtos em estoque do que é provável que sejam vendidos.

Para impulsionar o atendimento ao cliente e melhorar seus resultados, você deve melhorar a acuracidade do estoque.

Benefícios Estratégicos da Acuracidade do Estoque

De acordo com o IHL Group, a distorção de estoque custa aos varejistas como um todo quase US$ 1,8 trilhão globalmente. Ou, dito de outra forma considerando o faturamento global, as vendas poderiam aumentar 10,3% se esse problema fosse completamente resolvido.

Alcançar a acuracidade do estoque é vital para o sucesso. Tornar a acuracidade do estoque uma prioridade beneficiará muito sua marca. Destacamos esses principais benefícios abaixo.

1. Experiência de loja elevada

A loja do futuro será fundamentada na experiência. Com um estoque preciso, você pode reduzir a fricção em processos como devoluções e trocas, enquanto aumenta a utilidade geral da loja.

Os dias de grandes lojas abastecidas com mercadorias de parede a parede já eram. Como? Disponibilizando seu estoque para vender em toda a sua rede de lojas, armazéns e CDs, podendo assim ter lojas menores com menos estoque e mais eventos experimentais, como workshops para clientes, encontros com influenciadores e reuniões de comunidades.

No final das contas, você deseja criar o maior número possível de oportunidades de engajamento positivo entre os associados e clientes de sua loja e seus clientes e marca.

2. Melhoria do tempo de resposta

Os dados de estoque em tempo real permitem uma resposta imediata a eventos dinâmicos em sua cadeia de suprimentos, como um aumento repentino na demanda em um local. Ter uma imagem precisa do estoque significa que você pode transferir itens rapidamente para atender à demanda. Sua equipe de linha de frente pode reforçar a venda em vez de se afastar dos clientes.

3. Maior capacidade de planejamento

A visibilidade do estoque também é estratégica para uma previsão e planejamento adequados. É imperativo que você tenha uma compreensão profunda do que realmente está acontecendo com seu estoque durante um período específico de tempo. Isso permitirá que você calcule cuidadosamente o estoque necessário para atender pedidos futuros, além de ampliar os comportamentos, tendências e padrões de compra dos clientes.

4. Redução da ruptura, do sobrestoque e das perdas

Com a correção de todos os dados de estoque, os dados mostrados no sistema passam a refletir com exatidão o estoque físico. Com isso, evitam-se erros de picking, reduzindo-se a ocorrência de rupturas e de compras desnecessárias. Como consequência, além de evitar a perda de vendas e a evasão de clientes, reduzem-se as chances de sobrestocagem e de perda de produtos por perecimento ou por vencimento da data de validade.

5. Empoderamento dos funcionários

Quanto menos complicados forem os processos, mais tempo sobra para um atendimento personalizado. Seus vendedores estarão de volta ao chão da loja em vez de ficar verificando o estoque ou ligando para outra loja para consultar a mercadoria. Estar lado a lado garante que seus funcionários construam relacionamentos exclusivos e proveitosos com cada cliente.

6. Aumento da saúde da loja

Melhor visibilidade do estoque = mais vendas de estoque = maior GMV. Um novo estudo acadêmico descobriu que 60% dos varejistas pesquisados ​​tinham estoque impreciso; no entanto, quando corrigidas, suas vendas saltaram 6%. Podemos acreditar – a acuracidade do estoque é a espinha dorsal do varejo moderno.

Não há como negar que alcançar a acuracidade do estoque é difícil. É preciso um processo bem definido, treinamento, diligência e o software certo. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para melhorar a acuracidade do estoque.

Quer saber como melhorar a Acuracidade do Estoque? Entre em contato conosco clicando aqui. Vamos ajudá-lo.