A pesquisa de 2020 da ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) apontou que o índice médio de perdas no varejo foi de 1,36%. Segundo estudos de IBGE e SBVC, o faturamento do Varejo foi de R$ 1,65 trilhão. Aplicando o percentual médio da pesquisa, o varejo teve perdas de R$ 22,44 bilhões em um ano apenas!

Estes números são a realidade de milhares de empresas no Brasil. Os dados deste cenário representam um alerta para a necessidade de buscar soluções para a prevenção de perdas nos estoques.

Ainda segundo a pesquisa da ABRAPPE, a acurácia qualitativa média de estoques de todos os segmentos do varejo é de 74,5%. Isso quer dizer que mais de 25% dos estoques estão sem controle, pois os estoques sistêmicos não refletem a realidade do que de fato se encontra nas empresas.

Ter o controle dos estoques é essencial para evitar perdas e prejuízos financeiros.

Uma gestão de estoques eficiente é de vital importância para a sobrevivência e a escalabilidade das empresas varejistas, pois um bom gerenciamento de armazéns pode gerar um planejamento de compras e um supply chain muito mais precisos. É por esse motivo que a área de Prevenção de Perdas torna-se, a cada dia, mais protagonista do tema. Ela é capaz de identificar a causa raiz de problemas, realizar o gerenciamento do fluxo de movimentações, monitoramento de KPIs e favorecer a implementação de boas práticas.

O papel da transformação digital

A transformação digital que vem ocorrendo no varejo nos últimos anos também tem motivado maiores investimentos em tecnologias para uma gestão mais sustentável da área de Prevenção de Perdas.

É crescente o interesse em ferramentas de gerenciamento e predição de dados, e geração de relatórios de exceção, com o objetivo de automatizar a execução dos processos, proporcionando maior produtividade e eficiência. À medida que as compras multicanais avançam, a acuracidade do estoque passa a ser um ponto determinante para o sucesso do modelo.

A ferramenta Destock para aumento da acuracidade de estoques é uma grande aliada das áreas de Prevenção de Perdas, por possuir alta confiabilidade e rapidez analítica.

Benefícios da acuracidade de estoques

A acuracidade de estoques pode trazer diversos benefícios à sua organização:

  • Ter o alinhamento entre estoque sistêmico e real
  • Melhorar a governança
  • Evitar a rupturas
  • Ter clientes fidelizados e encantados com sua empresa

Se você deseja saber sobre quais caminhos seguir em direção à evitar perdas e rupturas, entre em contato clicando aqui.